PSICONEUROENDOCRINOIMUNOLOGIA
Dr. Cleber Fabre
Na prática diária em minha Clínica, tenho observado que mais da metade dos pacientes que apresentam doenças crônicas, todos eles relatam que os sintomas iniciaram após ter ocorrido um fato que os deixaram abalados emocionalmente.
Sempre pergunto aos meus pacientes com sintomas crônicos se eles tiveram no passado remoto ou distante, alguma manifestação física como, infecções, alergias, enxaquecas, dores articulares, dores nas costas, surgimento de herpes, dores de garganta, alterações nos órgãos sexuais ou uretrites e cistites, etc.
Toda vez que passamos por um trauma psicológico: abandono, mortes, separações entre casais ou filhos que saem de casa, mudanças de modo de vida, discussões, traumas físicos, traumas morais, dificuldade de enfrentamento perante o que a vida exige, doenças graves(como o câncer e paralisias); ocorre uma alteração na homeostasia de nosso organismo e um desequilíbrio de ordem emocional e física, levando muitas vezes a conseqüências danosas como: tristezas e melancolias, desânimos e falta de Vontade, Depressões e Síndromes do Pânico. Este desequilíbrio é percebido, primeiramente pelo sistema nervoso central, desencadeando uma série de estímulos em nosso sistema enzimático e nos fatores de liberação hormonal secretados pela glândula Pineal, Hipotálamo e Sistema Límbico.
Estas alterações inibem as secreções hormonais acarretando doenças em nossas glândulas endocrínicas, como o hipotireoidismo, diminuição de espermatozóides e anovulação, alterações nas glândulas adrenais, desencadeando uma Síndrome Adrenal, muito comum, principalmente nas mulheres.
Temos que tratar o paciente sobre uma visão Holística. Não esquecendo que no momento em que o paciente nos procura o corpo físico precisa se recompor. Por isso no tratamento inicial preconizamos a reposição Hormonal(Hoje contamos com Hormônios Bioidênticos), das vitaminas, sais minerais, atividade laboral(Pilates, Yoga; Hidroginástica, danças, etc) e se for necessário o uso de antibióticos.
Outro fato comum entre os paciente acometido por alterações emocionais é a diminuição na produção de Células de Defesa(sistema imunológico) favorecendo o surgimento de infecções oportunistas. Muitos pacientes com uso de antibiótico têm que buscar a cura de sua desestruturação emocional para que este problema não se torne crônico, tem que tratar a causa! Por isso a importância da terapia com Psicólogos e a busca de tratamentos alternativos para fortalecer seu sistema imunológico e prevenir novos surtos, como o Biomagnetismo Medicinal a Homeopatia, Acupuntura, Fisioterapia (todos os tipos), Constelação Familiar, Tratamento Espiritual, Meditação e Oração.
Dr Cleber Fabre – Cirurgião Vascular
Biomagnetismo Medicinal